O óleo de abacate é extraído (na maioria dos casos a frio) pressionando a polpa de um fruto que cresce nas árvores frondosas da família do loureiro. Além de ser absolutamente delicioso, este fruto também é excecionalmente rico em substâncias nutritivas. Em particular, o que podemos encontrar no óleo de abacate?
AGEI – Ácidos Gordos Essenciais Insaturados
O óleo de abacate é rico em ácidos gordos insaturados, especialmente em ómega 9 e ómega 6. A sua missão é reforçar a barreira protetora da pele. Só para esclarecer, quando a barreira lipídica da pele está forte, não há precipitação de água em excesso, e a pele fica devidamente hidratada. Os ácidos gordos insaturados presentes no óleo de abacate também são capazes de nutrir a pele e impedir as reações alérgicas.
COMPLEXO DE SETE VITAMINAS
O óleo de abacate também é conhecido como o Óleo das Sete Vitaminas. Embora as vitaminas estejam presentes em concentrações diferentes, é ainda uma quantidade generosa de substâncias valiosas para o corpo humano. É óbvio que as vitaminas apresentam apenas ação benéfica, mas que processos afetam em particular?
Vitamina B – grupo de vitaminas com ação multidimensional: Ácido pantoténico (B5) estimula o crescimento capilar e facilita a absorção de outras vitaminas, Ácido fólico (B9) facilita o desenvolvimento apropriado das células, Piridoxina (B6) previne a queda de cabelo e mantém a cor do cabelo intensa durante mais tempo, Tiamina (B1) ajuda a cicatrizar feridas e a aliviar as irritações da pele, Riboflavina (B2) é responsável por manter o cabelo, a pele e as unhas e bom estado, Niacina (B3) combate as imperfeições desenvolvidas por causa da desidratação.
Vitamina A – elimina a queda de cabelo, a fragilidade, e o mau estado geral dos fios.
Vitamina E – proporciona uma boa circulação sanguínea no couro cabeludo.
Vitamina H – alivia as irritações da pele e melhora o estado do cabelo.
Vitamina K – protege eficazmente, apresenta ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória.
Vitamina PP – apresenta ação tranquilizante e contraria as infeções fúngicas.
Vitamina F – estimula a regeneração da epiderme.
CONJUNTO DE MINERAIS
O óleo natural de abacate é também um baú de um tesouro rico em minerais, que são responsáveis pela devida nutrição do cabelo e da pele, fornecendo os microelementos essenciais ao organismo.
Magnésio – participa na produção de proteínas, incluindo a queratina – o elemento natural do cabelo.
Manganês – estimula o crescimento capilar adequado e elimina o problema da fadiga.
Ferro – influencia a estrutura apropriada do cabelo.
Fósforo – responsável pelo crescimento capilar e confere flexibilidade aos fios.
Potássio – reforça e combate o problema da queda.
Sódio – ajuda a eliminar o problema da fragilidade, a queda de cabelo, e a fadiga.
Zinco – afeta a positivamente a beleza do cabelo.