Este óleo capilar é obtido dos frutos conhecidos como groselhas indianas. Têm um aspeto e sabor praticamente idêntico aos das groselhas que crescem nos nossos jardins. A única diferença é que a amla contém mais propriedades curativas e de cuidado do que o nosso análogo europeu. Além disso, a amla contém uma quantidade definitivamente maior de vitaminas, minerais e substâncias que preservam a saúde. Estas substâncias preciosas incluem antioxidantes, vitamina C, flavonóides, ferro, fibra e muitos outros elementos que são responsáveis pela melhoria da condição do cabelo e do couro cabeludo.
A ação positiva do óleo capilar de amla torna o produto atrativo para as mulheres em todo o mundo, que o adquirem com prazer. O óleo apresenta propriedades nutritivas, regeneradoras e fortalecedoras. Hidrata profundamente o couro cabeludo e a estrutura interna do cabelo. Além disso, o óleo de amla acelera o crescimento capilar, contraria o aparecimento prematuro de brancas, a fragilidade e a queda de cabelo. Repara as pontas espigadas, suaviza os fios frisados e disciplina os fios rebeldes. As substâncias nutritivas presentes na composição do óleo de amla cuidam dos bulbos capilares e dos folículos, formando um ambiente ótimo para o funcionamento adequado do cabelo. Além disso, este óleo capilar confere brilho e deixa o cabelo mais flexível. Elimina o problema da caspa e da produção excessiva de sebo. Adicionalmente, este produto natural alivia irritações e apresenta ação antibacteriana e antioxidante.
O óleo capilar de amla pode ser aplicado no couro cabeludo e no cabelo com a frequência necessária. Para se obter os resultados esperados, é fundamental aplicá-lo duas ou três vezes por semana. Basicamente, existem alguns método de aplicação do produto. Por exemplo, se as pontas necessitam de regeneração e nutrição, sugere-se molhá-las com água morna antes da aplicação do óleo. Desta forma, é mais fácil distribuir o óleo pelo cabelo, e é absorvido mais rapidamente. É importante perceber que a ação do óleo de amla pode ser potenciada com uma massagem no couro cabeludo. Este tipo de tratamento é conhecido por potenciar a circulação sanguínea na pele do couro cabeludo, melhorar a absorção de substâncias ativas e reforçar os folículos capilares. Se o nosso cabelo necessitar de regeneração e nutrição, então podemos aplicar a amla de duas maneiras diferentes. Primeiro, aconselha-se a utilização de amla em pó para preparar uma máscara capilar caseira. Segundo, pode-se aplicar uma quantidade de óleo maior no comprimento do cabelo e deixar atuar durante algumas horas antes da lavagem. Obviamente, as temperaturas elevadas facilitam a penetração de todas as substâncias preciosas que compõem o óleo de amla. Portanto, recomenda-se que se proteja o cabelo e o couro cabeludo com uma toalha depois de aplicar o óleo no cabelo.