Óleo de babaçu

Babassu-oilO óleo de coco é considerado um óleo culinário excecionalmente nutritivo com ação médica. Podemos encontrá-lo nos produtos alimentar com a mesma frequência que o encontramos em cosméticos. Embora seja um dos óleos vegetais mais fáceis de comprar, muitas mulheres tendem a procurar um tipo de produto análogo. Por esta razão, optam pelo óleo de babaçu. Mas será que é bom substituto do óleo de coco?

PREÇO/DISPONIBILIDADE

A grande vantagem do óleo de babaçu é o seu preço competitivo que pode ser até algumas vezes inferior ao do óleo de coco. Certamente, tudo depende do lugar onde decidimos comprar o produto. A maior parte das lojas virtuais vende o óleo aos preços mais baixos. Ao contrário do que seria de esperar, o óleo de babaçu não é difícil de encontrar. Ambos os óleos são caracterizados como exóticos, pelo que, neste ponto, ambos os cosméticos são parecidos.

CONSISTÊNCIA

O óleo de babaçu apresenta uma consistência praticamente idêntica à do óleo de coco. Ambos os produtos assemelham-se a uma manteiga cremosa, e a sua fórmula fica mais líquida quando é aquecida. Vale a pena destacar que o óleo de coco fica amarelado, enquanto o óleo de babaçu fica transparente quando fica líquido. Além disso, ambos os óleos derretem quando estão expostos a temperaturas de 30º C. Por outras palavras, assumem uma consistência oleosa quando entram em contacto com a pele. Esta característica do óleo de babaçu facilita a sua aplicação e torna-o fácil de absorver. Além disso, não deixa nenhum revestimento gorduroso na pele. E esta é outra característica comum ao óleo de coco e ao óleo de babaçu.

FRAGRÂNCIA

É realmente difícil dizer com clareza que óleo apresenta o melhor aroma, já que as opiniões diferem quanto a este assunto. É simplesmente uma questão de gosto. Obviamente, há quem considere o aroma do óleo de coco agradável, neutro ou irritante. Quem não suporta o aroma a coco tem duas opções à escolha. Em primeiro lugar, pode-se usar óleo de coco refinado, que, infelizmente, não apresenta a sua fragrância típica nem algumas das suas substâncias nutritivas. Em segundo lugar, pode-se optar pelo óleo de babaçu, que é praticamente inodoro (é considerado praticamente neutro).

COMPOSIÇÃO

O óleo de coco e o óleo de babaçu contêm um conjunto de ácidos gordos saturados, incluindo ácido mirístico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico e ácido linoleico. Além disso, a gordura do coco contém 50% de ácido láurico, que é responsável pelas características do óleo. A percentagem do ácido é superior no óleo de babaçu. Adicionalmente, o óleo extraído da palmeira do babaçu é rico em fitosterol, vitamina E e antioxidantes.

CARACTERÍSTICAS

No que toca às ações dos óleos, estas são bastante parecidas. Ambos os produtos são ideais para hidratar e nutrir, apresentando uma ação perfeita para o cuidado da pele e do cabelo. No que toca ao óleo de coco, este pode ser usado para fins aromaterapêuticos. No entanto, conforme mencionado anteriormente, nem toda a gente gosta da fragrância deste óleo branco