Óleo de palma

palm oilO óleo natural obtido dos frutos da palmeira africana é cor-de-laranja e muito espesso. Dissolve quando entra em contacto com a pele, hidrata, nutre e suaviza. É um óleo natural, cujas propriedades são conhecidas há milhares de anos. Porque é que, ao contrário do que as pessoas julgam, não deve ser usado em cabelo seco? Como funciona? O que contém?

Para responder a todas estas perguntas é preciso encontrar mais informações sobre o óleo de palma. Tem sido usado de forma semelhante ao óleo de coco. Infelizmente, ambos os óleos são usados erradamente como remédio pra cabelos secos e danificados. Não apresentam quaisquer propriedades hidratantes e regeneradoras. Não se esqueçam disso.

Óleo de palma – para que tipo de cabelo?

É, na verdade, uma manteiga. A sua forma de óleo só é observada depois de aquecido. A cor laranja do óleo de palma deve-se ao caroteno, enquanto as suas propriedades antioxidantes estão presentes graças à vitamina E. Além destas propriedades, o óleo contém uma quantidade elevada de ácidos gordos, sendo que a maioria (até 44%) são ácidos gordos saturados. Esta composição não é indicada para cabelos secos.

Os ácidos gordos saturados são característicos dos óleos penetrantes, perfeitos para cabelo com porosidade baixa (saudável). As suas partículas penetram eficazmente nas cutículas subidas, mesmo que ligeiramente. É por isso que o óleo de palma confere, acima de tudo, fortalecimento e proteção. Pode intensificar o aspeto frisado quando aplicado em cabelo seco.

Propriedades do óleo de palma

Muito bem, então o que é que o óleo faz se não regenera nem hidrata? É verdade que o óleo de palma apresenta propriedades hidratantes. No entanto, não fornece água às células do cabelo, apenas protege contra a perda de água. Lubrifica, confere suavidade e flexibilidade. O cabelo fica macio e permanentemente protegido contra os fatores desfavoráveis, pois os fios ficam protegidos com um filme delicado. Deixa o cabelo macio e menos suscetível às toxinas, ao sol, à temperatura, etc.